SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS
A submissão de trabalhos para a Revista CFMV é pelo e-mail artigos@cfmv.gov.br.
Recomendamos que os autores leiam atentamente as “Diretrizes para Autores”, antes de enviar seu manuscrito. Para publicação o manuscrito deverá ser original e não está sendo avaliado para publicação em outra revista.
-
O artigo deverá estar redigido em português e encaminhado em formato DOC ou DOCX, com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço duplo e margem de 3 cm de cada lado, numeradas com algarismos arábicos no ângulo superior direito.
Os artigos originais de pesquisa e de revisão de literatura devem estar divididos em: folha de rosto, resumo com palavras-chave, abstract com keywords, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos (se houver), referências, e a contribuição de cada autor no artigo, tabelas (se houver), legenda das figuras (se houver).Folha de Rosto
A folha de rosto deverá conter o título, nome completo dos autores com afiliação institucional/profissional (incluindo departamento, faculdade, universidade ou outra instituição, cidade, estado e país) e a declaração de conflito de interesse. Deverá constar o nome completo e e-mail do autor correspondente. A indicação da afiliação dos autores deve ser em numerais arábicos, por exemplo:
Francisca Neide Costa,1
1Departamento de Patologia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão–UEMA, São Luis, MA, Brazil
Para facilitar o processo de revisão, a folha de rosto deve ser enviada como um arquivo a parte do manuscrito.É obrigatório que todos os autores coloquem seus respectivos e-mails e ORCID, na folha de rosto, pois se não o fizerem não serão devidamente identificados, o que inviabilizará a submissão. Caso você não tenha ORCID, você pode realizar o cadastro e adquirir o número através do link.
Os autores devem ser relacionados na seguinte ordem: primeiro, o autor principal, seguido dos colaboradores e por fim, o orientador (quando for o caso), em sequência crescente de participação. Sugere-se como máximo seis autores.
Resumo
Não deve exceder 300 palavras, apresentado de forma clara, concisa e estruturada; em um parágrafo único, contendo: objetivo, material e métodos, resultados e conclusão. Abaixo do resumo deve conter de três a cinco palavras-chave com apenas a primeira letra em maiúsculo, separadas por ponto e vírgula. As abreviações devem aparecer entre parênteses, ao lado da sua descrição por extenso, na primeira vez em que são mencionadas.
Introdução
Explanação clara e objetiva do estudo, devendo constar a relevância e objetivos do trabalho, restringindo as citações ao necessário.Material e Métodos
Descrição concisa, sem omitir o essencial para a compreensão e reprodução do trabalho. Métodos e técnicas já estabelecidos devem ser apenas citados e referenciados. Apresentar o número de protocolo de submissão e aprovação do trabalho pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Métodos estatísticos devem ser explicados ao final dessa seção.
Resultados
O conteúdo deve ser informativo e não interpretativo: sempre que necessário devem ser acompanhados de tabelas, figuras ou outras ilustrações auto explicativas. Apresentar os resultados na mesma sequência dos objetivos e da metodologia adotada. Os resultados estatísticos devem estar presentes nesta seção.
Discussão
Deve ser limitada aos resultados obtidos no trabalho e o conteúdo deve ser interpretativo, buscando justificar os dados encontrados e ou comparação com outros estudos. Enfatizar a importância de novos achados e novas hipóteses identificadas claramente com os resultados.Conclusão
A conclusão deve ser separada da discussão, de forma corrida, sem divisão em tópicos, respondendo os objetivos propostos.Agradecimentos
Esta seção é opcional, entretanto, deve ser mencionado sempre que houver apoio financeiro de agências de fomento. Caso haja agradecimentos, enviar este tópico na folha de rosto.